Por que Sua Casa ou Escritorio Deveria Ser Minimalista

28 08 2007

casaminimalista.jpg

Estou olhando minha mesa e vejo; contas, CD’s, telefones, post-it’s, calculadora, porta-canetas e claro dois monitores, mouse e teclado, essa é basicamente a minha mesa de trabalho, na verdade tenho duas fora aquelas que eu chamo de áreas de apoio espalhadas pelo escritório.

Em nossa vida moderna e atribulada fica difícil manter a ordem das coisas e ainda mais a organização que um ambiente minimalista , que pede que tudo esteja em seu devido lugar. Ainda assim, ao fim de todo dia de trabalho eu gosto de arrumar minha mesa, meus papéis e mesmo meus arquivos no computador, coisa que às vezes faço ao chegar bem cedo no escritório, pois sei dos benefícios da organização e simplicidade na decoração de um ambiente.

escritorio_01blue.jpg

Não tenho um escritório minimalista, nem tão pouco minha casa, mas a idéia me agrada muito e tento manter meus ambientes bem próximos à esse conceito e estilo.
Você precisa ter uma casa sem graça e sem personalidade?Acredito que não, aliás que espaços amplos e livres de bagunça são especialmente favoráveis à criatividade, pois oferecem a sensação de liberdade e bem estar. Esqueça a idéia que tem que pintar todas as paredes de branco e retirar todos os objetos que formam um lar e caracterizar os ambientes como se fossem salas de espera de consultório.
Eu gosto de organização e ambientes livres de bagunça me acalmam e me ajudam a pensar com clareza.
Com alguns elementos e atitudes você pode também acrescentar uma personalidade moderna e criativa, se aproximando do estilo minimalista.

Os benefícios do ambiente minimalista:

1. Praticidade – Isso não é segredo algum, nem é uma grande descoberta, ambientes livres de bagunça e de inúmeros objetos são bem mais fáceis de limpar. Importante também é o estilo dos móveis, afinal uma mesa de vidro e metal, lisa, é bem mais prática de manter do que uma de madeira repleta de entalhes, conjuntos de mesinhas de canto? Bom, acho que não preciso nem falar à respeito, pra quê três se às vezes nem uma é necessária, vá com uma luminária de piso. A boa circulação no ambiente confere uma atmosfera mais agradável.

2. Menos Estressante – Seguindo a louvável medida aplicada em São Paulo, a qual acabou com os letreiros e grande parte de outdoors na cidade, é interessante limpar o campo visual dentro da sua casa ou escritório também, a poluição visual pode ser extremamente estressante, pois nos tira a atenção daquilo em queremos focar. A desocupação do espaço visual e físico entrega grande tranquilidade visual e reduz a confusão à que somos submetidos diariamente, especialmente se você vive em uma cidade grande, ou qualquer cidade que tenha shopping centers, verdadeiros reinos do distúrbio à sua atenção e equilíbrio.

3. Maior Valor e e Mais Atraente
Se pretende vender sua propriedade e ainda mora nela, você tem mais um motivo para seguir o minimalismo, ambientes mais “clean” são mais atraentes ao comprador em potencial, pois mostra o potencial daquele imóvel, facilitando a visualização da propriedade. Nas revistas de arquitetura e decoração quais são as imagens exibidas? Casas cheias de coisas ou ambientes limpos, livres de bagunça e com poucos elementos decorativos? As imagens que mais chamam a atenção são aquelas como salas com dois móveis uma tela na parede e talvez um ou dois vasos. Esse estilo passa além de tudo uma imagem de elegância e sofisticação, através da simetria e facilidade de leitura. Na hora de vender, sua propriedade, seja de qual tamanho for, ela leva vantagem se estiver muito bem arrumada e sem excesso de elementos decorativos.

Leia a matéria na íntegra no site de anúncios de imóveis www.vaidireto.com.br

Clique Aqui e vá direto à matéria.

Alexandre Machado, Arquiteto e Consultor imobiliário

A utilização deste material é permitida diante da menção do autor e do site vaidireto.com.br.

Conteúdo sob licença da Idol


Ações

Information

Uma resposta

28 08 2007
Casa Organizada Mesmo Sem Tempo « Blog do Site de Imóveis vaidireto.com.br

[…] Por que Sua Casa ou Escritorio Deveria Ser Minimalista […]

Deixe um comentário