Infiltração, Trincas e Rachaduras no Teto e nas Paredes – Atenção Antes de Comprar um Imóvel

29 08 2007

house_inspection_white.jpg

Além dos detalhes de localização, valores, o comprador deve estar atento aos problemas com a infiltração, trincas e rachaduras em tetos e paredes. Esses sintomas indicam a falta de impermeabilização, e pode comprometer a durabilidade da estrutura.De acordo com o Engenheiro Marcos Storte, que realiza palestras em todo o Brasil sobre impermeabilização “ainda temos um problema forte, de ausência cultural em nosso país com relação à impermeabilização. Por ausência dessa cultura, os brasileiros compram o imóvel sem ter garantias se o que estão adquirindo vai cumprir com a sua função. Se não houver impermeabilização, as pessoas correm sérios riscos de gastar diversas vezes com reformas divido as infiltrações dentro da expectativa de vida útil da edificação de 50 anos”, alerta.

Depois que a umidade corrói as estruturas e atinge certo estágio, as despesas para solucionar o problema são extremamente superiores aos gastos com prevenção. “O custo da impermeabilização é previsto entre 1% e 3% do orçamento total de uma obra, enquanto as despesas decorrentes da má impermeabilização, ou de sua ausência, superam em até 10% a quantidade de gastos da construção”, explica Storte.

Mas o que fazer, de fato, quando o problema aparece? Quem dá as dicas é a Nilva Gonçalves, gerente de vendas da Viapol, uma das mais importantes fabricantes de impermeabilizantes no Brasil, tendo como base às dúvidas mais comuns que chegam à empresa. Segundo a engenheira, a época do ano de pouca chuva, é a mais adequada para resolver problemas de impermeabilização e outros reparos.

1. O que fazer quando troco a pintura da casa todo ano e, mesmo assim, a tinta continua descascando e aparecendo manchas de bolor. No rodapé, então, a situação é ainda mais crítica que no restante da parede.

Existem duas possibilidades distintas ou até conjuntas para isso ocorrer.
Provavelmente a sua casa não recebeu impermeabilização nas fundações e a umidade da terra está subindo pelas paredes. Isso é o que chamamos de “umidade ascendente”. A outra possibilidade é que existe terra encostada na face externa da sua parede ou até mesmo água de chuva que pode estar passando pela pintura. Em alguns casos, os dois problemas coexistem na mesma construção.

Se o seu imóvel estiver mesmo “sofrendo” de umidade ascendente, deve-se retirar o reboque de uma faixa sempre 50cm acima da manifestação da mancha. Nesta região deverão ser executados furos (com furadeira) nos tijolos maciços, com espaçamento de 10cm entre si, e deve-se injetar um produto a base de silicatos, chamados “bloqueadores hidrostáticos”, que se infiltra na porosidade do tijolo formando uma barreira que impede subida da umidade. Após a execução desse trabalho, fecham-se os furos com uma argamassa de cimento e areia e depois aplica-se um impermeabilizante para promover a secagem da área.

Este processo só pode ser utilizado em paredes de tijolo maciço.

Mas, se o seu imóvel estiver com problemas de umidade de terra na parede, deve-se retirar todo o revestimento e aplicar um impermeabilizante a base de resinas e cimentos especiais, as chamadas argamassas poliméricas, em toda a parede em contato com a terra. Este procedimento pode ser efetuado na face interna ou externa do imóvel.

2. Toda vez que chove, entra água pelas frestas da janela. O que devo fazer?

Continue Lendo a Matéria Clique Aqui ou digite o endereço: http://www.vaidireto.com.br/dicas_interna.php?id=67

VEJA mais Dicas no primeiro site especializado em anúncios de imóveis Direto com o Proprietário do Brasil WWW.VAIDIRETO.COM.BR

Anúncios

Ações

Information

26 responses

1 09 2007
Vini

Muito bom seu site. Parabéns continue sempre assim. Tenho certeza que o sucesso é geral! Fique com Deus!

3 09 2007
alexandreaugusto

Agradecemos seu comentário, volte sempre ao blog e visite nosso site de anúncios http://www.vaidireto.com.br

2 02 2008
Ana

Oi bom dia, gostaria de saber o que fazer na minha casa, quebrou um cano de entrada de água, ficou um bom tempo quebrado. a parede trincou bastante como a uns30 cm do chao, de fora a fora na horizontal… foi como uns 6 metros de trinca. O que devo fazer na parede depois de arrumar o cano e nao ter mais humidade.? agredecerei a ajuda. Ana

28 02 2008
rodrigo furer

minha casa tem uma rachadura de fora a for com usn 20 cm de largura, o que é isso, e ela treme cada vez ue paa carro na rua

5 06 2008
fabiano

minha casa tem umas manchas de infiltração que parece uma ferrugem próximo ao teto, ja tentei de tudo mas, não consigo tirar, o que faço?

17 07 2008
Claudione

O chuveiro do meu banheiro não pára de pingar, isso fez com que entre o piso do meu banheiro, argamassa, tornar-se mais profundo, desaparecendo a argamassa. E no lado externo da parede do meu banheiro está com infiltração de aproximadamente 90 x18 cm.
Gostaria de saber passo a passo como devo proceder?

23 07 2008
Marlene

Bom dia.
Estou com dois problemas iguais. na minha área de entrada da casa não tem telhas sobre a laje e estou tendo muita infiltração, e o mesmo ocorre no meu banheiro.
Parece que o teto vai cair a qualquer hora.
O que faço para resolver este problema sem gastar muito?
Qual o produto e forma de passar?
Aguardo retonro.

ATc.
Marlene

23 07 2008
devanildo dos santos

Em minha casa esta aparecendo varias rachaduras como, e janelas e portas estão agarrando, o que fazer para descobri de onde vem o poblema.

31 07 2008
meg

minha casa tem umas manchas de infiltração que aparece quando chove, como impermeabilizar

22 08 2008
Paulo Roberto

Fiz uma casa há 2 anos sobre estacas(não acompanhei a obra, tenho dúvidas de que não fizeram corretamente). Atualmente apareceu uma rachadura em uma parede interna(horizontal) mais ou menos de 2 metros junto ao piso. Esse problema é fácil de resolver? Existe grande risco? Os Srs poderiam me indicar um empresa do Rio de Janeiro que possa prestar esse serviço?
Agradecido
Paulo

3 11 2008
Angel

Olá, BOa Tarde! estou com um problema aqui na parede do meu quarto a tinta já caiu a metade junto com o embolso é visivel a umidade que tem entre a parede do meu quarto e do muro do vizinho só esta faltando aparecer o tijolo o terreno do vizinho é de barro jogou umas pedrinhas no meu caso o que devo mandar fazer para acabar com esse problema que está afetando meus móveis.
Aguardo sua ajuda, obrigada pela atenção. Um grande abraço!

18 11 2008
JANAINA

Olá,a parede do meu quarto está descascando a tinta na parte do rodapé,do outro lado da parede é o banheiro que fica os encanamentos da pia,vaso e chuveiro,no outro quarto da minha casa está acontecendo a mesma coisa,pois,esse quarto também fica de parede com o outro banheiro.Nós outros comodos da casa estão normal.
Me ajude gostaria de saber qual é a solução para as minhas paredes,minha casa tem 1 ano que está construida e pintada,mas, eu já pintei essas paredes e depois de dois meses já começou a descascar.Desde de já agradeço pela a oportunidade…Obrigadão e um grande abraço.

20 11 2008
Pereira

Tivemos um problema de infiltração com chuva em minha casa que já foi solucionada, mas no teto da sala ficaram manchas na laje devido a infiltração da agua, passo tinta mas não cobre…O que devo fazer????

22 11 2008
Tatiana Fernandes Tavares

Minha casa está com umidade subindo pelo rodapé e esfarelando e com manchas que parece ferrugem pela parede na sala e quartos .Ensinaram a meu colocar piso ate uma determinada altura das paredes de todos comodos isto é correto ? resolverá o problema, fica legal?

Gostaria que se possivel me enviassem resposta para o meu email acima,desde já agradeço, e aguardo resposta o mais breve possivel,

Tatiana

4 01 2009
Adriano

Boa noite, nas paredes da casa esta com uma infiltração mais ou menos com 0,60 centimetros do piso pra cima nas paredes, oque posso fazer para acabar com esta infiltração, desdeja meu muito obrigado.

26 01 2009
Eveline Cardoso

Minha casa possui dois pavimentos. No andar de cima construí dois banheiros c/ piso elevado, apoiei a tubulação de esgoto na laje e aterrei c/ areia. Com 3 meses de uso ocorreu infiltração na laje, parei de tomar banho e usar o lavatório (só uso o vs), + a infiltração continua, o que faço???

5 02 2009
Rosangela da Silva

Olá construi uma casa em cima da casa dos meus pais a cause 2 anos agora esta aparecendo uma rachadura de cause 1 metro no teto da casa dela estou com muito medo o pedreiro diz que isso e do rebouco por favor mim responda pelo e-mail.

6 02 2009
Bernadete

Bom dia!!
Estou com problemas com infiltração no teto do meu banheiro, já foram feitas varias tentativas para solucionar o problema, mas sem sucesso.
O teto vai manchando e inchando, o profissional disse que o ferro da laje esta causando este problema e não tem solução, se não colocar PVC por cima.
Assim sendo estou buscando ajuda de profissionais especializados na área.
Espero que possam me ajudar.
Desde já agradeço.
Bernadete

15 03 2009
luiz

o piso teve uma rachadura por causa do movimento da rua e nao foi feito uma junçao entre as lajes o que devo fazer me mande a resposta por favor obrigado.

31 03 2009
Diana Sui Guerrero

Qual o profissional certo p/ a colocação de telhas brasilit, a minha lage não é coberta e há muita infiltração em minha casa. Me ajude por favor

9 06 2009
roberto

bom dia estou com grande problema, comprei a casa dos meus sonhos pelo menos no começo até fazer 6 meses de uso, casa nova financiada pela caixa ,começaram aparecer rachaduras muito grande ,se eu tivesse visto não compraria mas a pintura nova escondia,fui enganado como muitos ,fui na caixa mas eles não se responsabilizam,me disseram para procurar o construtor,mas ele é um homem sem palavra ,não aguento mais,fui na defensoria publica mas eles só atendem ate 4 salários meu passa só um pouco ,pago 900,00 por mes não sobra quase nada a rede record veio em minha casa filmou tudo mas não resolveram nada tem solução isso?

25 07 2009
LUCIANA

MORO EM FRENTE Á PRAIA E QUANDO O TEMPO ESTÁ ÚMIDO O PISO DO MEU QUARTO PARECE QUE MINA AGUA O QUE SERÁ.JÁ VERIFIQUEI SE HÁ VAZAMENTO MAS NÃO TEM NADA.

25 07 2009
LUCIANA

QUANDO O TEMPO ESTÁ ÚMIDO A PAREDE DA COZINHA FICOU TODA EMBOLORADA E QUANDO CHOVE ENTRA ÁGUA PELA TRINCA DO TETO DO MEU QUARTO SENDO QUE O MEU MARIDO JÁ SUBIU NO TELHADO E AS TELHAS ESTÃO NO SEU DEVIDO LUGAR E NÃ TEM NENHUM CANO ESTOURADO E MESMO ASSIM VAZA AGUA PELA TRINCA,E OS CANTOS DO PISO PROXIMO A PAREDE ESTÁ COM ABERTURAS PARECE QUE O CHÃO ESTÁ CEDENDO, ME AJUDEM POR FAVOR, ESTOU DESESPERADA.
OBRIGADA

18 08 2009
lucas

Bom Dia!

Estou com um problema no teto da minha casa, o reboco caiu junto com o bloco e a laje ficou aparecendo, estou querendo colocar um teto rebaixado de gesso, será que posso fixar os granpos direto na laje? ou devo chumba-los com cimento?
Obrigado!

22 09 2009
Tony

Olá!

Meu problema é infiltração ascendente, mas minhas paredes não são de tijolos maciços. Quando comecei a perceber a infiltração em todas as paredes, pensei ser das chuvas nas faces externas das paredes, então apliquei pedras decorativas ao redor da casa inteira. Algum tempo depois, as infiltrações continuam, inclusive nas paredes que não têm contato com o exterior da casa. Como posso resolver? Há algo que possa fazer sem ter que quebrar todos os pisos novamente?

Grato!

24 10 2009
Marcio J Santos

Olá ! Estou visitando o site pela primeira vez e vejo que o negocio aqui é resolver ou pelo menos temtar resolver problemas de construções; Sou universitário em tecnologia em contrução civil e trabalho na area de contrução, para aqueles enteressados em uma ajuda estou disposto a trocar imformações que possa vir a resolver tais problemas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: