Economizando Nossa Água

2 07 2007

agua1.jpg

Uma das grandes preocupações com o futuro ambiental é com a água. Um recurso natural, que sempre achamos que seria infinito tem de ser cuidado, pois nada que não tenha uma boa administração é infinito. Aqui vão algumas dicas para a economia desse recurso tão necessário, a nossa H20 e do nosso rico dinheirinho.

Verifique se há vazamentos em sua casa. O vazamento de uma torneira pode resultar em até 46 litros de água por dia desperdiçados. Verifique também os vasos sanitários. Jogue alguma substância em pó dentro do vaso, caso haja movimento ou total sumiço da substância, há vazamento. Você pode verificar também pelo hidrômetro. Mas, para isso não se esqueça de desligar todos os aparelhos que usam água e anotar o valor do relógio para um controle posterior. Se houver alteração, há vazamento.

Reduza o tempo de seu banho. Na redução de apenas 1 minuto de seu banho você está economizando de 3 a 6 litros de água. Quando se ensaboar, escovar os dentes, lavar as mãos ou fizer a barba, feche a torneira!

Ao escolher suas torneiras, escolha as com aerador, elas dão uma sensação de mais água, quando faz exatamente o contrário.

Para lavar as louças, pegue uma bacia com água e sabão. Esfregue tudo e use a torneira somente para enxaguar. Deixe de molho aquelas louças que tiverem sujeira de difícil lavagem. Para lavar as verduras use da mesma estratégia. Coloque a verdura de molho e a enxágüe em água corrente.

Na hora de lavar a roupa, com tanta tecnologia é difícil se lavar a mão certo? Então, você que utiliza as maquinas de lavar, opte por aquelas com abertura frontal ao invés da abertura superior, pois esta gasta mais. Caso lave as roupas a mão, não se esqueça de desligar a torneira do tanque e utilizar pouco sabão, assim você evita vários enxágües.

Para você que gosta de flores e jardins, prefira escolher aquelas plantas que precisam de menos água. Ao regar o jardim, regue no período da manha ou da noite, pois a evaporação é mais lenta. E, no inverno regue em dias alternados. Outra alternativa é aproveitar a água da chuva. Reserve a água da chuva em bacias e utilize-as para regar as plantas, mas lembre-se, mantenha esse vasilhame fechado para evitar a contaminação de DENGUE.

Claro que o carro não pode ficar sujo também não é? Então, ao invés de lavá-lo com esguicho, encha um balde com água e sabão, e, com um pano, passe pelo carro.

Evite lavar a calçada. Eu sei que faz parte de sua casa, mas é um grande desperdício de água. Faça da seguinte maneira, lave a calçada com água de outras lavagens, por exemplo, a de roupas ou a do próprio carro. Ou se você quiser, apenas varra.

Fazendo isso e mais um pouco você contribui para que possamos economizar nossa tão preciosa água. Mobilize a todos que você conhece. Você não pode mudar o mundo, mas se cada um fizer a sua parte já é um bom começo.

Fonte Idec.org.br

Regina Spaolonzi

Anúncios

Ações

Information

2 responses

26 08 2009
Edson

muito legal cara esse assunto é muito importante
se todos fazerem a sua parte o planeta agradece

1 09 2009
bruna

gostei bastante é uma qrande realidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: