Como as Cores Podem Afetar Seu Humor

19 04 2007

Cores e Influência

Nem todos pensam que as cores de um ambiente podem afetar nosso humor e nossos pensamentos, mas, podem. Apesar de algumas cores despertarem sensações diferentes em pessoas diferentes, outras são sentidas de maneira similar pela maioria.
Vamos deixar de fora dessa matéria a questão de modas e tendências, pois elas vem e vão e normalmente não levam em conta o conforto ambiental.

A combinação de cores escolhidas é fundamental, essa combinação também vai além do gosto pessoal, uma vez que, cores destoantes agridem os sentidos.
As cores podem também modificar a impressão que temos de um ambiente ou do mobiliário em relação a sua forma e tamanho.
Com algumas dicas básicas do arquiteto paulistano Alexandre Machado, você pode se sair bem na seleção de cores e tons para o seu ambiente.

 

VAMOS LÁ!

Antes de qualquer coisa faça a você mesmo (a) essas perguntas (anote no papel as respostas, pois se manterá fiel ao objetivo procurado):
Que clima, sentimento, você deseja criar no determinado ambiente?Quais cores te ajudarão a atingir esse clima?

Responda essas perguntas, se estiver difícil encontrar um caminho a seguir, procure em sites, revistas, livros e blogs de decoração e arquitetura, idéias que possam ajudar você a traçar um motivo para a decoração, outra solução é você prestar atenção aos tecidos que pretende usar e aos móveis, muitas vezes, já presentes no ambiente. A partir desses objetos você pode criar uma paleta de cores que poderão ser utilizadas.

Mantenha no máximo três cores predominantes no ambiente, pois, cores em excesso deixarão uma grande confusão e desconforto visual.

A pintura é maneira mais em conta e fácil de modificar um lugar, portanto, você pode fazer algumas experiências com as cores. Lembre-se de se tiver dúvidas quanto às cores mais ousadas, compre latas menores e faça um teste, guarde sempre o código da cor escolhida para não ter erro quando for comprar mais.

Às cores
Entenda que as cores se comportam de três maneiras: ativa, passiva e neutra.O objetivo é combinar as cores ao seu gosto pessoal e ao propósito do ambiente.

Se sua intenção é deixar o ambiente mais claro e aparentar mais espaço, siga com as cores claras que são mais expansivas e leves.Cores escuras são mais quentes e sofisticadas, porém tende dar a impressão que o ambiente é menos, o que poder ser desejado quando se quer criar uma sala mais aconchegante e íntima por exemplo.

Amarelo

Amarelo:

A cor que quase invariavelmente as crianças pintam o Sol, porque realmente nada representa seu brilho melhor.Leva sentimentos de alegria, felicidade e animação. Ótima ao ser usada em cozinhas, salas de almoço e jantar, banheiros, use em qualquer lugar onde se busque energizar e animar o ambiente. Em ambientes pequenos ela aparenta aumentar o espaço além de ser convidativa quando aplicada em recepções ou halls de entrada. Não é aconselhável como a cor principal de um ambiente.

Sem querer entrar demais em pesquisas e informações obtidas, mas parece que bebês choram mais em ambientes dessa cor e as pessoas tendem a se alterar e perder a paciência. Apesar de. para a maioria das pessoas, passar alegria em outras tende passar sentimentos de frustração e raiva. Na cromoterapia afirma-se que ela estimula os nervos e purifica o corpo. Essa cor é a mais cansativa aos olhos.

Vermelho

Vermelho:

Sem dúvida uma cor excitante, conhecida pelo potencial de aumentar a pressão sanguínea, acelerar a respiração e os batimentos cardíacos. Ótima para ambientes noturnos como salas de jantar onde reúne as pessoas e estimula a conversa, também ótima para estimular o apetite. No hall de entrada, tem um efeito dramático criando uma forte primeira impressão. Muito vibrante para ser usada em um dormitório, pode até ser utilizada se a permanência no dormitório for à noite, pois, quando iluminada por um abajur, pode ter uma aparência mais passiva e elegante.

A mais intensa, deve ser sempre usada com moderação e se for pra abusar, se esse for o objetivo, tenha plena consciência dos efeitos que ela proporciona. Os tons mais fortes de vermelho também podem provocar hostilidade e irritação, foram usadas por culturas antigas para estimular o corpo e a mente aumentando a circulação.

Azul

Azul:

Tranqüilidade, esse é o aspecto dado ao ambiente pela cor azul, abaixando a pressão sanguínea e diminuindo a freqüência cardíaca ela proporciona as sensações de calma, relaxamento e serenidade. Recomendada para dormitórios e banheiros, porém deve se tomar o cuidado de, ao aplicá-la em lugares que recebem pouca iluminação natural, pois poderá deixar a área com um aspecto desagradavelmente frio, isso acontece principalmente com tons pastéis de azul.

Para aquecer um pouco o ambiente, se for escolhido algum tom de azul mais claro, use tons mais quentes nos móveis e tecidos.Tenha cuidado ao usar tons mais escuros de azul, pois estes podem provocar sentimentos de tristeza.

Mantenha tons claros se desejar manter um efeito calmante no ambiente.

Verde

Verde:

É a cor considerada mais calmante aos olhos. Combinando a qualidade refrescante do azul e a alegria do amarelo, ele pode ser usado em todos os ambientes, no dormitório pode ser calmante e agradável, trabalhe com os tons mais para leveza e amplitude e os mais escuros para dar aspectos mais aconchegantes e elegantes ao ambiente.Ajuda a aliviar o stress ajudando as pessoas a relaxarem.

Existem referências que pode ajudar na fertilidade, sendo bom usá-lo no dormitório.

Roxo

Roxo:

Em tons mais escuros é dramático e sofisticado, associado ao luxo e a criatividade. Ótimo para dar profundidade em determinadas áreas, sendo usado como cor secundária no esquema adotado.

Em seus tons mais claros, como lavanda, por exemplo, tem um efeito calmante assim como o azul, porém, sem o risco de parecer frio.

Laranja

Laranja:

Três Es: Entusiasmo, Excitação e Energético, Enquanto uma péssima idéia para dormitórios ou salas de estar, fantástica cor quando aplicada em uma sala de ginástica. Em ambientes criativos e de trabalho, como sala de reuniões, pode ser uma boa escolha se usada comedidamente e de acordo com a linguagem e imagem expressa pela empresa.Em culturas antigas era usada na cura de doenças dos pulmões e aumentar os níveis de energia.

Neutros

Neutros (preto, cinza, branco e marrom):

Cores básicas na decoração, apesar de suas idas e vindas na moda, possui grande flexibilidade de usos, adicione cores se quiser animar as coisas, subtraia para acalmá-las.

Preto vai muito bem se usado em pequenas doses, ótimo para dar profundidade e neutralizar um esquema de cores fortes. Oferecer um ponto focal neutro ajuda a boa percepção do ambiente.

Visite os sites abaixo (em inglês) e veja quais cores combinam entre si, ajudando na escolha da sua paleta de cores.

http://www.colorjack.com/sphere

http://www.colorblender.com/


Alexandre Machado, Arquiteto e Consultor imobiliário

A utilização deste material é permitida diante da menção do autor e do site vaidireto.com.br.

Conteúdo sob licença da Idol

 

Anúncios

Ações

Informação

4 responses

27 04 2007
Pablo

muito bom!!!!

27 04 2007
Pablo

classe A

14 06 2007
A Pedidos - Relembrando 2 Grandes Matérias « Blog do Site de Imóveis vaidireto.com.br

[…] Como as Cores Podem Afetar Seu Humor […]

14 06 2007
alexandreaugusto

Se você precisa vender sua propriedade antes de comprar outra, não perca mais tempo, anuncie no http://www.vaidireto.com.br, o primeiro site do Brasil especializado em anúncios de imóveis direto com o proprietário, você escolhe um plano, faz seu anúncio e pronto, vende ou aluga sem pagar comissão, com planos à partir de R$39,99, por dois meses de anúncio, 2 fotos e lembre-se, o pagamento é único, por dois meses, faça como milhares de proprietários, venda direto sem pagar comissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: