Financiamento Imobiliário – Quais as Modalidades Existentes e Cuidados a Serem Tomados

9 01 2008

Atualmente as possibilidades de financiamento da casa própria são basicamente 3, cada uma delas possui uma série de variáveis e possibilidades, e a demanda por tal serviço cresce exponencialmente. Existe também um tipo de financiamento, direto com a imobiliária que também tem crescido muito em utilização.

Devido às regras de resgate mais abertas o comprador tem hoje mais facilidade e a possibilidade de usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho) tanto como entrada e dependendo da modalidade de financiamento também na amortização das parcelas, esse fator é importantíssimo nesse crescimento da busca por financiamentos.

A escolha por uma das modalidades deve ser feita pelo seu bolso, você é quem tem que avaliar suas possibilidades de compromisso com um financiamento que hoje em dia pode ser feito em até 30 anos.

1. SHF – Sistema Financeiro de Habitação

Pelo SHF são feitos os financiamentos que atendem às classes que ganham até 5 salários mínimos até aqueles que ganham mais de 20 salários mínimos, ele pode ser usado na compra de imóvel novo ou usado, pronto ou em construção.

O FGTS poderá ser utilizado tanto para dar entrada no imóvel como nas parcelas.

Possui juros fixos de 12% ao ano mais a variação da TR, existem ofertas de parcelas pré-fixadas, a amortização das parcelas poderá ser feito por um dos sistemas; SAC (Sistema de Amortização Constante), SACRE (Sistema de Amortização Crescente) ou tabela Price

2. SFI – Sistema Financeiro Imobiliário

Por este sistema o FGTS só pode ser usado como entrada do imóvel, aceitam tambem a caderneta de poupança.  Os juros anuais não estão limitados a 12% como no SFH e não existe limite para o valor a ser financiado.

As parcelas não estão atreladas ao salário do mutuário, portanto podem variar com mercado.

3. Carteira Hipotecária

Permite o Financiamento de imóveis novos ou usados, não há limites ou restrições aos juros aplicados ou ao valor da propriedade. Aplica-se a regra de que a soma da idade do mutuário e do prazo do financiamento não pode ultrapassar 70 anos.  Para utilizar o FGTS na entrada o limite do SHF de R$245.000 deverá ser obedecido.

4. Financiamento com a construtora

Negociar com a construtora é sempre mais fácil e rápido, mas deve-se ter muita atenção com as parcelas intermediárias que existem além das parcelas mensais.

About these ads

Ações

Information

6 responses

19 01 2008
Francisco

Caros amigos, fiz um financiamento imobiliario pela CEF, pelo sistema SAC com tx de 10,48% aa em 240 meses pós-fixada, gostaria de saber se devo me preocupar ? e como funciona o reajuste ?, como é que funciona o reajuste pela TR ?, e se a CEF utiliza outro indice de reajuste, meu contrato é 12/2007, Agradeço pelos esclarecimentos

12 03 2008
Kleber

Caros amigos, gostaria de saber se há uma linha de financiamento para aquisição de terreno e construção imediata nos bancos e como funciona,por exemplo: taxa de juros, limite de financiamento, amortização.

3 04 2008
Ivanildo Camilo

Caros amigos, gostaria de saber se há uma linha de financiamento para aquisição de terreno e construção imediata nos bancos e como funciona,por exemplo: taxa de juros, limite de financiamento, amortização

3 04 2008
alexandreaugusto

Assistam aos vídeos clicando no Link a seguir, é uma entrevista com o diretor de financiamento do banco santander:
http://www.vaidireto.com.br/dicas_interna.php?id=74

7 02 2009
Antonio

Bom dia amigos eu comprei um terreno e comencei a construir, estou na fase de cobertura da casa mais os meus recursos acabaram.
Tenho algumas restriçoes, SPC Serasa, sera´ que esiste alguma forma de financiamento para terminar a construçao da minha casa.
Agradeço desde ja´ e aguardo retorno.
Obrigado, Antonio.

17 02 2009
Stela Heberle

Olá,
Eu e meu esposo queremos financiar a compra do terreno e construção do imóvel, porém ele é militar temporário. alguém sabe me dizer se militar temporário pode fazer este tipo de financiamento, ou tem alguma restrição???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: